CNH com Leitura QR-Code pelo Celular

CNH com Leitura QR-Code pelo Celular. A Nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode ser consultada através de dispositivos móveis. Isso porque o Departamento Nacional de Transito desenvolveu um Código que pode ser lido por aplicativo instalado diretamente no seu Celular. Basta ter os aplicativos do FACEBOOK TWITTER GOOGLE + Instalado em seu dispositivo móvel e pronto, e sua consulta fica bem mais rápida, simples e segura. Desse modo, a medida visa prever falcificações no documento. No entanto, nem todos sabem ao certo como funciona a leitura com QR-Code

O que é QR-Code

Bem mais pequeno do que se possa imaginar, o QR-Code tem dimensão de 5 cm x 5 cm e cabe em sua Carteira de Motorista. Localizado no verso da CNH, como visto na imagem abaixo. A grande questão é que ele é um código de barras bidimensional. Estando no documento, pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Hoje, por exemplo, o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio. A maioria dos bancos usam essa mesma tecnologia para pagamento de boletos via celular pelo Internet Banking.

CNH com Leitura QR-Code pelo Celular
CNH com Leitura QR-Code pelo Celular

CNH com Leitura QR-Code pelo Celular

No Caso das Habilitações, quem gera o código é o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pode ser lido por meio do aplicativo Lince, desenvolvido pelo Serpro. A grande tacada é que falsificações ficaram praticamente impossíveis, uma vez que o código bidimensional tem conexão direta com o sistema de Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

 

CNH com Leitura QR-Code pelo Celular
CNH com Leitura QR-Code pelo Celular

Fora parte, ainda vem anexada as informações dados do condutor, com foto. Condutores com CNH em processo de vencimento, já receberão a nova CNH 2017 com o novo sistema. Os que ainda podem usufruir de mais tempo, não precisam renovar antes do vencimento. A troca deve ser feita naturalmente; de acordo com a data de vencimento respectiva. Vale considerar que a medida de inclusão dessa tecnologia no documento, foi revigorada em todo Brasil.  Com ela em mãos, tanto o usuário como os agentes de transito garantem  maior autenticidade e facilitação na verificação das mesmo nas múltiplas ocorrências de transito.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *