Como funciona a contagem de Pontos na CNH

Como funciona a contagem de Pontos na CNH. Atualmente milhares de motoristas perdem o direito de dirigir em virtude dos pontos acumulados em sua Carteira Nacional de Habilitação. A verdade mesmo é que grande parte dos condutores sequer sabem como são realizadas a Contagem dos Pontos na Carteira de Motorista. É incrível, mas só esse ano foram suspensas quase 8.000 CNHs no Estado do Rio de Janeiro. Fora isso ainda consta algumas, acerca das quais, pode-se abrir o processo de suspensão a qualquer momento.

Como funciona a contagem de Pontos na CNH
Como funciona a contagem de Pontos na CNH

Pior ainda foi a modificação da Lei para motoristas profissionais (àqueles que fazem da condução, meio de sobrevivência). Desde o ano passado, em agosto de 2015, uma vez atingindo 14 pontos ou mais na carteira de motorista, terão sua habilitação suspensa. Lembre-se que o número de pontos de cada multa é calculado de acordo com a gravidade da infração. Você pode saber mais detalhadamente sobre pontuações acessando esse “Link”.

A cassação ou suspensão da CNH esta de fato previsto no Código de Trânsito Brasileiro que entrou em vigor em 21 de janeiro de 1998. A resolução n° 54/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os pontos passaram a ter eficácia punitiva a partir de 21 de maio de 1998. Então saber o básico é o mínimo que se pode fazer: Nas infrações leves são 3 pontos, nas médias 4 pontos, nas graves 5 pontos e nas gravíssimas 7 pontos na carteira.

Como funciona a contagem de Pontos na CNH

Lembre-se que você está sujeito a sofrer a punição de suspensão do direito de dirigir o condutor que atingir 20 pontos num prazo de 12 meses. Então fique ligado. A partir da primeira Multa anual, começa a contabilização do prazo. Se no prazo de 12 meses o condutor atingir os 20 pontos ele deverá responder a um procedimento administrativo, cujo resultado poderá ensaiar eventual punição. O sistema não é zerado quanto à pontuação, mas perde a potencialidade punitiva após o decurso do prazo; ou seja, você não fica zerado de pontos, mas sua Carteira de Motorista não é cassada. Espero ter Ajudado!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *