Transferir Pontos CNH aplicada pelo DNIT

Transferir Pontos CNH aplicada pelo DNIT. Você sabe o que fazer quando outro condutor é autuado pelo Dnit (multado) com o seu veículo? Bom, nesse caso já deve ser do seu conhecimento que os Pontos relativos à aplicação da multa foram anexados a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas isso não é o fim, você pode entrar com um recurso e transferir os pontos aplicados pelo Dnit de sua CNH para CNH do condutor-infrator. Saiba que outros departamentos também podem aplicar multas, como é o caso do Detran (de cada Estado). Mais informações sobre multas aplicadas pelo Detran podem ser acessadas aqui.

Transferir Pontos CNH aplicada pelo DNIT
Transferir Pontos CNH aplicada pelo DNIT

As multas aplicadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), poderão ser refutadas por meio da internet. Mas lembre-se o proprietário do veículo, caso não seja o condutor responsável pela infração, deverá indicar o infrator até a data limite no Formulário de Indicação do Condutor Infrator – FICI – no campo instruções, no verso da Notificação de Autuação.

Transferir Pontos CNH aplicada pelo DNIT

Acessando o seguinte endereço eletrônico www.dnit.gov.br, você pode baixar os formulários de identificação do condutor infrator. O documento deve ser preenchido e assinado pelo proprietário do veículo e pelo condutor e a ele deve ser anexada cópia da CNH do condutor infrator. Você pode, igualmente, fazê-lo, enviando via correios juntamente com a cópia da CNH do infrator para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes –DNIT. O endereço que deve ser colocada na correspondência é:

Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Setor de Autarquias Norte, quadra 03, lote “A”, Edifício Núcleo dos Transportes, Andar 1º Subsolo, Sala 1S 4.38, CEP:70040.092, Brasília-DF.

Se você acaba de ser autuado, lembre-se que o Dnit não receberá qualquer recurso fora do prazo mencionado na notificação. Sendo assim, caso não haja rapidamente, o Dnit não aceitará o recurso, ficando a pontuação registrada em nome do proprietário do veículo, apesar de não ter sido o condutor-infrator no tempo da aplicação da multa.

2 thoughts on “Transferir Pontos CNH aplicada pelo DNIT

  1. bom dia
    eu recebi uma multa de transito de outro estado, sendo que eu não viajei naquele dia e horas mencionado, outra coisa o carro flagrado pelas as câmeras é um CLASSIC GM, o meu carro é um PRISMA GM placa EUQ 3236, parece que ouve um erro nas letras da placa do classic e a multa foi para o meu nome.
    Atenciosamente.

    Gervázio

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *