Transferir pontos da CNH no Detran-PA

Transferir pontos da CNH no Detran-PA. Você já pensou em como pode ser feita a transferência de pontos de sua Carteira de Motorista pra o condutor infrator? Pois bem, esse é o assunto que trataremos a parti de agora. O Departamento Estadual de Transito do Estado do Pará possui um tutorial completo sobre como fazer tal procedimento. Afinal, esse tipo de processo ocorre a todo instante, principalmente onde se é proprietário de vários veículos.

Isso acontece quando varias pessoas /funcionários/ amigos pegam o veículo registrado no nome de determinada pessoal. Nesse caso as multas eletronicamente aplicadas, serão direcionada ao proprietário condutor, ainda que não seja ele ao volante na hora da infração. Mas fique tranquilo, isso pode ser resolvido. A questão é que os pardais eletrônicos não podem reconhecer o condutor em questão. Resta-lhes aplicar a penalidade à placa do veículo; este estando em seu nome, os pontos são direcionados à sua Carteira Nacional de Habilitação.

Transferir pontos da CNH no Detran-PA
Transferir pontos da CNH no Detran-PA

 

Transferir pontos da CNH no Detran-PA

A primeira observação a ser feita, é saber qual o tipo de pontuação que pode ser transferida. Se no caso em questão for àquela de responsabilidade do condutor, quando este não for identificado, nos casos onde listo acima, você tem o direito de efetuar a indicação do real condutor infrator. Mas preste muita atenção, isso só poderá ser realizado dentro do prazo de de 15 (quinze) dias. E é bem aqui onde muitos estão pagando pelo que não cometeram.

Uma vez que você é notificado pelo sistema, seu pedido deve ser protocolado no Órgão de Trânsito responsável pela Autuação. Nele deve constar que você informará o condutor infrator dentro do prazo correspondente. É bom lembrar também que ainda existem os casos fora parte, onde se deve fazer, especificamente dentro de seus limites de autuação. São as multas aplicadas pelos:

CTBEL – O pedido deve ser ingressado de transferência de pontuação na CTBEL.

Policia Rodoviária Federal – ingressar com o pedido de transferência de pontuação na Policia Rodoviária Federal.

Você pode fazer um formulário próprio. Só que ele deve ser entregue pelo Órgão responsável pela Autuação. Uma Declaração, devidamente preenchida, assinada pelo proprietário e condutor, acompanhada pela cópia legível do documento de habilitação do real condutor infrator também serve. Nos casos onde não se pode localizar o condutor infrator, você deve imprimir o Formulário ou Declaração de Identificação do Condutor Infrator.

Depois é só efetuar a cópia autenticada e reconhecida. Ainda em tempo ter o documento onde conste cláusula de responsabilidade por quaisquer infrações cometidas na condução do veículo. É bom que se informe as multas e pontuação em questão. Você pode ver o formulário eletrônico para transferência de pontuação nesse endereço eletrônico www.detran.pa.gov.br. Boa Sorte!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *